O Mundial das balizas cor-de-rosa
Em 1971, um Mundial (não-oficial) de futebol feminino no México celebrou a Dinamarca como campeã. Mais de 110 mil pessoas estiveram na final em que uma menina de 15 anos marcou um hat-trick.
Tudo aquilo que sabemos sobre o futebol, as suas origens e a sua explosão como a modalidade mais popular do planeta diz-nos que andou (anda) a duas velocidades, dependendo do género. O primeiro Mundial oficial de futebol com homens aconteceu em 1930 e celebrou o Uruguai como primeiro campeão, enquanto as mulheres só tiveram o seu primeiro Mundial oficial em 1991 – na China e com os EUA campeões. Sublinhe-se a palavra oficial porque, não oficialmente (fora da esfera da FIFA), houve dois Mundiais e cinco Mundialitos entre 1970 e 1988. Só um deles teve balizas com postes cor-de-rosa, uma final com 112 mil pessoas nas bancadas e uma goleadora com 15 anos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.