A queda de neve levou ao encerramento das estradas do maciço central da serra da Estrela esta quinta-feira, de acordo com uma fonte da Protecção Civil à agência Lusa. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil das Beiras e Serra da Estrela, com sede na Guarda, a circulação está interrompida em quatro troços.
Pelas 02h30 foram encerrados os troços 11 (Piornos-Torre), 12 (Torre-Torre) e 13 (Torre-Lagoa Comprida), e às 05h00 foi encerrado o troço 9, que liga Piornos a Manteigas. O troço 1 e o 2, que ligam Portela de Arão a Lagoa Comprida e Lagoa Comprida-Sabugueiro foram também encerrados.
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para queda de neve significativa nas terras altas do Norte e Centro até domingo. "As acumulações de neve no solo poderão, em determinados momentos, superar os 20 centímetros a cotas superiores a 1000 metros de altitude, sendo que nos pontos mais altos da serra da Estrela poderá acumular cerca de um metro de neve no final do período", destacou o instituto.
Os distritos de Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso laranja entre as 03h00 de sexta-feira e as 12h00 de sábado devido à queda de neve. O IPMA alertou na quarta-feira, para o agravamento do estado do tempo, com chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve até domingo, sobretudo no Centro e no Norte do país. O regresso da chuva, do vento e do frio deve-se a uma depressão típica de inverno, no entanto, a Protecção Civil pede que sejam tomadas precauções.
O estado do tempo e clima são conceitos diferentes. O tempo previsto para estes dias corresponde ao estado instantâneo da atmosfera em Portugal, definido através de variáveis meteorológicas como a temperatura, precipitação, humidade, ou velocidade do vento. Já o clima consiste nos padrões registados ao longo de vários anos. Veja aqui mais sobre como os eventos meteorológicos no dia-a-dia podem (ou não) reflectir as alterações climáticas e como estas mudanças estão a intensificar os fenómenos meteorológicos extremos.