Organizações acusam Junta de Arroios de criar obstáculos à regularização de imigrantes

Junta de Freguesia de Arroios passou a exigir a imigrantes extracomunitários um título de residência válido para emitir atestados de residência. Organizações e advogada falam em situação “ilegal”.

Foto
Em questão está um edital emitido a 9 de Fevereiro pela Junta de Freguesia de Arroios sobre atestados de residência Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
07:13

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Recentemente, a Junta de Freguesia de Arroios, em Lisboa, passou a pedir obrigatoriamente a apresentação de título de residência válido para emitir atestados de residência a cidadãos estrangeiros extracomunitários, recusando a emissão do documento apenas com um passaporte. Um grupo de organizações lançou um comunicado em que acusa a junta de freguesia de estar a impedir os imigrantes de ter atestados de residência e de estar a contribuir para o “recuo nos direitos das pessoas migrantes”. Advogada na área da imigração diz ao PÚBLICO que a situação é “ilegal” e que basta apresentar um documento de identificação válido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.