Advogado de Navalny esteve detido em Moscovo
Imprensa russa noticia a detenção de Vasili Dubkov, que ajudou a mãe de Navalny a reaver o corpo do filho.
Um advogado que representava o político da oposição Alexei Navalny e que acompanhou a mãe de Navalny, na semana passada, enquanto esta apelava às autoridades que libertassem o corpo do filho, esteve detido, esta terça-feira em Moscovo. Foi posteriormente libertado.
A detenção de Vasili Dubkov foi noticiada pelo jornal Novaya Gazeta Europe e pelo canal SOTA. Mais tarde, o próprio advogado disse à agência noticiosa independente Verstka que tinha sido libertado. O advogado diz que não comentava o motivo da sua detenção, mas adianta que se tratava de uma obstrução à sua actividade de advogado.
Com a ajuda de Dubkov, a mãe de Navalny, Lyudmila Navalnaya, conseguiu obter a libertação do corpo do filho no sábado passado, oito dias após a sua morte súbita numa colónia penal do Árctico.
Já antes, a mãe de Navalny tinha acusado as autoridades russas de a tentarem "chantagear", retendo o corpo a menos que ela concordasse em enterrá-lo sem um funeral público, o que ela se recusou a aceitar.
O porta-voz do Presidente Vladimir Putin classificou essa alegação de absurda e afirmou que o Kremlin não tem qualquer envolvimento nos preparativos para Navalny.
Em Outubro de 2023, outros advogados de Navalny - Vadim Kobzev, Igor Sergunin e Aleksei Lipster - foram detidos sob a acusação de "extremismo".
Já no início deste mês, semanas antes da confirmação da morte do opositor do Kremlin, o Ministério do Interior da Rússia incluiu Olga Mikhailova, uma das suas advogadas, na lista de pessoas mais procuradas.
Mikhailova está acusada de envolvimento numa organização extremista, numa alusão ao Fundo Anticorrupção, organismo fundado por Navalny e ilegalizado pelas autoridades russas em 2021