Governo da Autoridade Palestiniana apresentou a demissão
Primeiro-ministro explica a decisão pelos esforços de Israel “transformar a Autoridade Palestiniana numa autoridade administrativa de segurança sem conteúdo político”.
O primeiro-ministro palestiniano, Mohammad Shtayyeh, apresentou a demissão ao presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, face à situação “política, económica e de segurança” resultante da “agressão” de Israel contra Gaza e Cisjordânia.
“Apresentei a demissão do meu governo ao presidente Mahmoud Abbas”, disse Shtayyeh durante uma reunião, noticiou a agência palestiniana WAFA.
“A decisão surge face aos desenvolvimentos políticos, económicos e de segurança em relação à agressão contra o nosso povo na Faixa de Gaza e à escalada sem precedentes na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental”, disse.
Shtayyeh explicou que o povo palestiniano e o “sistema político” palestiniano enfrentam “um ataque feroz e sem precedentes, genocídio, tentativas de deslocação forçada, fome em Gaza, intensificação do colonialismo e do terrorismo dos colonos e invasões repetidas de campos [de refugiados] e localidades na Cisjordânia”.
Shtayyhe referiu ainda as “tentativas de liquidação da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Médio Oriente [UNRWA], o repúdio de todos os acordos assinados e a anexação gradual de territórios palestinianos”, bem como os “esforços para transformar a Autoridade Palestiniana numa autoridade administrativa de segurança sem conteúdo político”.