Mau tempo deu origem a 174 ocorrências desde a meia noite

Das 174 ocorrências, 123 ocorreram na região Norte, sobretudo nos distritos do Porto e Viana do Castelo, e quase todas estiveram relacionadas com quedas de árvores e estruturas e com limpeza de vias.

Foto
Protecção Civil registou 174 ocorrências desde a meia noite devido ao mau tempo LUSA/ESTELA SILVA
Ouça este artigo
00:00
01:50

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A Protecção Civil registou desde as 00h deste domingo e até às 19h, no continente português, 174 ocorrências devido ao mau tempo, tendo a maioria ocorrido na região Norte, relacionadas sobretudo com a queda de árvores.

Pedro Araújo, oficial de operações na Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), disse à Lusa que, das 174 ocorrências, 123 ocorreram na região Norte, sobretudo nos distritos do Porto e Viana do Castelo.

Do total de ocorrências, 91 foram relacionadas com quedas de árvores, 31 com quedas de estruturas e 35 com limpeza de vias. Pedro Araújo indicou ainda que os danos foram muito localizados.

Este domingo, os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, com rajadas que podem chegar aos 70 quilómetros hora.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os sete distritos do norte de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo até às 21h, prevendo-se que durante o dia de segunda-feira o aviso possa ser alargado a mais distritos, igualmente devido ao vento que pode chegar aos 95 quilómetros hora nas terras altas.

Os dez distritos da costa norte de Portugal que estiveram até às 6h deste domingo sob aviso laranja devido à agitação marítima, estão agora sob aviso amarelo, tendo em conta a previsão de melhoria do estado do mar, com ondas com quatro a cinco metros de altura.

Os distritos de Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra, Braga e Lisboa voltam a aviso laranja devido à agitação marítima na madrugada de segunda-feira tendo em conta a previsão de ondas com 5 a 6 metros, podendo chegar aos 11 metros.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, irá vigorar entre as 6h de segunda-feira e as 3h de terça-feira.