Exército britânico detona bomba da Segunda Guerra Mundial encontrada em jardim
A bomba, com 500 quilogramas, foi encontrada na cidade de Plymouth e transportada por camião até ao cais de Torpoint Ferry, de onde foi levada para ser detonada no mar.
Uma bomba alemã da Segunda Guerra Mundial que tinha sido encontrada num jardim no sudoeste de Inglaterra foi este sábado detonada no mar, depois de ter levado cerca de 3 mil pessoas a saírem das suas casas por razões de segurança.
Através das redes sociais, o Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou a conclusão da operação com sucesso, naquela que foi uma das maiores intervenções do género em cerca de 70 anos.
A bomba, com 500 quilogramas, foi encontrada na cidade de Plymouth e transportada por camião até ao cais de Torpoint Ferry, de onde foi levada para ser detonada no mar, refere a agência noticiosa Efe.
O cordão de segurança de 300 metros ao redor da bomba durante o seu transporte afectou mais de 10 mil pessoas e 1200 propriedades.
De acordo com o Ministério da Defesa, a bomba SC-500, que tinha sido lançada do ar pelas forças alemãs durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), representava um "risco significativo para a segurança pública".
O responsável pela pasta da Defesa, Grant Shapps, felicitou o Exército pela operação, que considerou "um testemunho da habilidade e da coragem com que as Forças Armadas servem quando confrontadas com grandes riscos".
A polícia dos condados de Devon e Cornwall, no sudoeste de Inglaterra, foi alertada na terça-feira para a descoberta do engenho explosivo no jardim de uma casa no subúrbio de Keyham, em Plymouth.
Entre 1940 e 1941, a Alemanha nazi conduziu uma intensa campanha de bombardeamentos - conhecida como blitz - contra várias cidades britânicas, incluindo Plymouth, Londres, Birmingham, Bristol ou Southampton.