Aos 63 anos, morreu Andreas Brehme, campeão mundial pela Alemanha
Lateral que marcou o penálti decisivo na final com a Argentina, em 1990, foi vítima de uma paragem cardio-respiratória.
Andreas Brehme, uma das figuras da selecção de futebol da Alemanha que se sagrou campeã do mundo em 1990, morreu na madrugada desta terça-feira, aos 63 anos. A informação já foi confirmada pela família do antigo jogador, que foi vítima de um problema cardíaco.
"É com profunda tristeza que comunico, em nome da família, que o meu companheiro Andreas Brehme morreu súbita e inesperadamente esta noite, na sequência de uma paragem cardio-respiratória. Pedimos que respeitem a nossa privacidade e se abstenham de fazer perguntas neste momento difícil", escreveu Susanne Schaefer à agência de notícias DPA.
RIP Andreas Brehme ?? pic.twitter.com/Zn3pt3wTJB
— 90s Football (@90sfootball) February 20, 2024
Com uma carreira que descolou no início da década de 1980, ao serviço do Kaiserslautern, o antigo lateral esquerdo ficou particularmente conhecido por ter marcado a grande penalidade que valeu à Alemanha o triunfo sobre a Argentina (1-0) na final do Campeonato do Mundo de 1990, em Roma.
"O Kaiserslautern chora a morte de Andreas Brehme. Ele vestiu a nossa camisola por um total de 10 anos e tornou-se campeão da Alemanha e vencedor da Taça da Alemanha connosco", reagiu o clube que Brehme representou no arranque da carreira (1981-86) e, mais tarde, na sua recta final (1993-98).
Pelo meio, jogou no Bayern Munique antes das duas experiências que teve fora de portas, ao serviço do Inter Milão (1988-92) e do Saragoça (1992-93). "Manteremos sempre Andreas Brehme nos nossos corações – como campeão mundial e ainda mais como uma pessoa muito especial. Fará sempre parte da família do FC Bayern. Descanse em paz, querido Andi!", lê-se na publicação do Bayern na rede social X (antigo Twitter).
Der FCK trauert um Andreas Brehme.
— 1. FC Kaiserslautern (@Rote_Teufel) February 20, 2024
Er trug insgesamt zehn Jahre das Trikot der Roten Teufel, wurde mit dem FCK Deutscher Meister und Pokalsieger. 1990 schoss er die Deutsche Nationalmannschaft mit seinem Elfmeter zum WM-Titel und wurde endgültig zur Fußball-Legende. pic.twitter.com/bPWzA5pBa4
O sentimento de consternação estendeu-se à federação de futebol da Alemanha (DFB). "Estou chocado, muito comovido e infinitamente triste. Andreas Brehme é um dos melhores jogadores da história da Alemanha. Recordo também uma pessoa honesta, sincera, calorosa. Vamos sentir muito a sua falta", declarou Bernd Neuendorf, presidente do organismo.
Ao serviço da selecção, Andreas Brehme, que era especialista em bolas paradas, fez 86 jogos e marcou oito golos. Um dos quais o tal que valeu o título mundial.