Banco de Portugal alerta para fraude telefónica em nome da empresa
Burla pede instalação de uma aplicação que rouba as credenciais de acesso às contas dos clientes.
O Banco de Portugal (BdP) recebeu várias dezenas de queixas sobre uma fraude por chamada telefónica que recorre à identidade do banco central e dos seus trabalhadores para obter credenciais de acesso a contas bancárias. As burlas relacionadas com o BdP têm sido recorrentes ultimamente.
“Temos vindo a ser interpelados por vários utilizadores que chegam ao Banco de Portugal dando nota de que estão a ser contactados em nome do Banco de Portugal através de mensagens de texto e até por chamadas telefónicas”, afirmou o director de sistemas de informação do BdP, Carlos Moura, à Lusa.
De acordo com o responsável, os queixosos têm recebido mensagens assinadas por um número que imita a identidade (“spoofing”) do BdP e que sugere que o acesso às contas pode estar comprometido. Os clientes afectados são, então, levados a ligar para um número de telefone que simula a linha de apoio do BdP e cujo “nível de atendimento é muito semelhante” ao do próprio banco central.
“Este é o tema que neste momento mais nos preocupa, porque o nível de atendimento é muito semelhante ao nosso serviço de apoio aos utilizadores e, de alguma maneira, as pessoas são induzidas a este tipo de erro porque quem atende acaba até por se apresentar como colaborador do Banco de Portugal”, acrescentou Carlos Moura.
Depois desse contacto, é pedido às vítimas que instalem um programa que se assemelha a um antivírus no telemóvel, com a premissa de verificar se há informações comprometidas e é dito para acederem às respectivas contas bancárias. O programa indicado funciona como malware e acaba por copiar as credenciais de acesso das contas dos utilizadores.
De acordo com Carlos Moura, o BdP já recebeu “várias centenas de telefonemas” no seu centro de atendimento e várias dezenas na rede regional, o que leva os responsáveis a acreditarem que “é um movimento que está presente na sociedade”. As recomendações são várias e passam pela suspensão da partilha de dados pessoais, de dados de cartões bancários, ou pela não-realização de transferências suspeitas ou instalação de “softwares” suspeitos no telemóvel ou no computador.
Quem receber uma chamada no seu telemóvel em que o número que liga é supostamente o do BdP deve reportar o caso às autoridades e contactar o Banco de Portugal, podendo fazê-lo através do e-mail info@bportugal.pt ou marcando o número 213 130 000.
O BdP disse estar a colaborar com as autoridades e garantiu ter denunciado os casos recebidos. Já no final de Janeiro o supervisor bancário tinha alertado para fraudes relacionadas com phishing [acesso ilegal às contas], e o BdP emitira um comunicado sobre fraudes, problema que já afectou quase 10% da população portuguesa.