Das múmias a Cleópatra: cultura pop do Antigo Egipto já tem uma biblioteca online

Ressuscitar ou descrever pirâmides são inscrições comuns em filmes, livros ou videojogos sobre o Antigo Egipto. Projecto português está a compilar registos da cultura popular numa única base de dados.

Foto
As múmias, como esta do faraó Ramsés II, passaram de um rito funerário do Antigo Egipto para um símbolo cinematográfico Nasser Nuri/REUTERS
Ouça este artigo
00:00
08:52

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Há momentos em que pode querer ver um filme especificamente sobre o Antigo Egipto ou descobrir um livro para oferecer a um fã desta civilização. Não faltam objectos e personagens históricas que continuam a acompanhar o imaginário egípcio: as pirâmides de Gizé, as múmias, Tutankhamon ou Cleópatra, talvez a mais conhecida de todas. O historiador Abraham Fernández Pichel quis facilitar a vida de quem é, como ele próprio, fascinado pelo Antigo Egipto e por todas as formas como está representado na cultura contemporânea. Para isso, nada melhor do que condensar os objectos da cultura pop sobre este período da história numa única base de dados – ou seja, um Google para o Antigo Egipto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.