Ucrânia diz ter destruído grande navio russo ao largo da Crimeia

A agência de espionagem da Ucrânia diz que ataque usou drones. Rússia não reagiu ainda à alegação.

Foto
O navio Czar Kunikov numa parada militar em 2020. A Ucrânia diz que o afundou ao largo da Crimeia Reuters/ALEXEY PAVLISHAK
Ouça este artigo
00:00
02:19

A Ucrânia anunciou nesta quarta-feira que destruiu um navio de guerra russo ao largo da península ocupada da Crimeia, no mar Negro.

Um site de notícias ucraniano publicou vários vídeos mostrando uma coluna de fumo sobre o mar perto da costa sul da Crimeia, com helicópteros a voar sobre o mar.

“As Forças Armadas da Ucrânia, em conjunto com a unidade de espionagem do Ministério da Defesa, destruíram o grande navio de assalto anfíbio Czar Kunikov, que estava em água territoriais ucranianas perto de Alupka na altura em que foi atingido”, declarou o Exército na aplicação de mensagens Telegram. Os danos fizeram com que começasse a afundar-se, disse o exército citado pela BBC.

Não houve confirmação da Rússia, que antes disse ter destruído seis drones no mar Negro.

A Reuters diz que conseguiu identificar o Czar Kunikov nos vídeos divulgados pelas Forças Armadas ucranianas, mas não confirmou a localização ou a data em que as filmagens foram feitas. As imagens mostram sinais de danos significativos no navio.

A agência de espionagem ucraniana disse que o navio russo tinha sido atacado com drones.

O Czar Kunikov é um navio de grande envergadura, com capacidade para transportar uma tripulação de 87 elementos e participou em operações na Síria, Geórgia e Ucrânia, de acordo com a agência de espionagem ucraniana.

A Ucrânia tem usado drones navais com explosivos em ataques contra navios de guerra russos para tentar afastá-los de zonas ocidentais do mar Negro, possibilitando assim a abertura de um corredor numa rota-chave para exportações.

Em Dezembro, a Ucrânia atacou outro grande navio russo na Crimeia usando mísseis de cruzeiro.

"Uma e outra vez a Frota do Mar Negro acaba por se revelar incompetente e incapaz para evitar ataques das unidades ucranianas", lamentava "Rybar", um conhecido blogger militar russo, citado pelo Guardian, reagindo às notícias do afundamento do Czar Kunikov.

Os ataques ucranianos contra os navios russos no mar Negro têm sido uma das poucas boas notícias dos últimos meses, acabando por ser uma arena em que, paradoxalmente, a Ucrânia parece levar vantagem, embora praticamente não disponha de uma Marinha. Em Dezembro, um dirigente ucraniano calculava que as forças ucranianas tinham conseguido destruir cerca de 20% da Frota Russa no Mar Negro desde Fevereiro de 2022.

Ao todo, o Exército ucraniano diz ter conseguido destruir 25 navios militares russos e um submarino através dos seus ataques com drones.