Ao longo de 2024, Barcelos volta a promover diversos certames gastronómicos, em que participam dezenas de restaurantes e outros espaços do concelho. São os "7 Prazeres da Gastronomia", mas, na verdade, estes prazeres até parecem ser mais do que sete.
Promovido pelo município, o programa, apresentado esta segunda-feira no restaurante do hotel Bagoeira, "envolve os sectores da restauração, da hotelaria, e dos produtos vinícolas", destaca-se em comunicado, sendo que associa sempre a gastronomia a várias actividades paralelas, da "animação de rua ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, rotas temáticas e percursos pedestres".
No menu dos 7 Prazeres, incluem-se o fim-de-semana da lampreia do rio Cávado, já de 16 a 18 de Fevereiro. Em Março, de 8 a 17, há a Semana Gastronómica do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarrabulho. Em Maio, de 18 a 20, o fim-de-semana do bacalhau. Em Julho, de 19 a 21, o dos petiscos.
A programação prolonga-se ao longo de todo o ano e já está marcado o Concurso do Galo Assado para Outubro e os dias do arroz Pica no Chão (a cabidela) para Novembro. Mais perto do Natal, a 7 de Dezembro, há concurso de pastelaria, o Barcelos Doce.
A iniciativa, refere o município, destina-se a promover "a cozinha tradicional barcelense". E, com isso, "atrai fluxos turísticos e dinamiza a economia do concelho", sublinha-se, detalhando a vereadora do Turismo, Elisa Braga, que "quem visita o concelho associa cada vez mais Barcelos à trilogia: gastronomia, artesanato, Caminho de Santiago".