IPMA alerta para mudança no estado do tempo e emite avisos para 13 distritos

Mudança do tempo coloca 13 distritos do continente em aviso amarelo por causa da chuva, vento e agitação marítima.

Foto
Avisos amarelos começam na manhã de quinta-feira no norte e chegam durante o dia a distritos do centro e sul Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
02:23

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou esta segunda-feira para a mudança do estado do tempo no continente a partir de quinta-feira, colocando 13 distritos em aviso amarelo, por causa da chuva, vento e agitação marítima.

Os avisos amarelos, o nível menos grave na escala do IPMA, começam na manhã de quinta-feira no Norte, com os distritos do litoral a terem avisos de chuva, vento e agitação marítima. Ao longo do dia os avisos vão chegando a distritos do Centro e Sul.

Os avisos estão em vigor até às 18h de quinta-feira. No mapa do continente, a verde estarão apenas os distritos de Beja, Évora, Faro, Portalegre e Santarém.

Em comunicado, o IPMA explica que serão emitidos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias e pede às pessoas para acompanharem as actualizações dos avisos e das previsões, "que tendo em conta a distância temporal e a incerteza associada, poderão sofrer alguns ajustes".

A próxima actualização do comunicado divulgado esta segunda-feira será feita na terça-feira pelas 18h.

Para já, com os dados disponíveis, o IPMA explica que depois da influência de um anticiclone que trouxe ao continente tempo estável e temperaturas acima da média (com uma onda de calor em regiões do Norte e Centro), a chuva vai voltar porque esse anticiclone deve enfraquecer, permitindo a aproximação de depressões atlânticas e superfícies frontais associadas.

Se a mudança já se nota na terça e na quarta-feira, com alguma chuva a Norte e Centro, é na quinta que se esperam períodos de chuva, por vezes forte, primeiro no Minho e Douro Litoral e depois em toda a parte.

Também aumentará a intensidade do vento, com rajadas que podem chegar a 90 quilómetros por hora no litoral Norte e Centro, 75 quilómetros no litoral da região Sul e até 110 quilómetros nas terras altas. E diminui a temperatura, para valores próximos do normal para a época.

Sobre a agitação marítima, foi também emitido “um aviso amarelo para ondas de sudoeste com quatro a 20 metros de altura significativa”, cujo prazo de validade pode variar, disse a meteorologista Patrícia Gomes ao PÚBLICO.

A agitação marítima aumenta a partir de quinta-feira, com ondas de quatro a cinco metros. Na sexta-feira a situação é idêntica, podendo haver também trovoadas e queda de neve na Serra da Estrela.

Patrícia Gomes adiantou que “pode ser necessário emitir algum aviso principalmente de precipitação, uma vez que o aviso está emitido apenas para cinco distritos”, mas garante que a situação está a ser monitorizada.

Sugerir correcção
Comentar