BYD Seal U, o SUV que quer destronar o Tesla Model Y

Depois da berlina Seal, a chinesa BYD amplia a gama do modelo do segmento D, somando-lhe um imponente SUV com imagem, sofisticação e ambições à sua medida: ultrapassar o Tesla Model Y na liderança.

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O Seal U é o terceiro a adoptar um design inspirado no oceano, em que se destacam as linhas curvas DR
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A Tesla teve um final de ano de 2023 agridoce: ao mesmo tempo que conseguia colocar o Model Y como o modelo mais vendido na Europa, a chinesa BYD ultrapassou, no último trimestre, a montadora norte-americana na venda de carros 100% eléctricos. E a tendência pode estar para ficar à medida que surgem produtos para fazer frente à oferta da Tesla: depois do Seal, berlina do segmento D que se apresenta preparada para fazer frente ao Model 3, acaba de ser apresentado o Seal U, um SUV que aponta baterias directamente ao Model Y.

O Seal U é o terceiro a adoptar um design inspirado no oceano, em que se destacam as linhas curvas, mas no seu caso a evidenciarem a robustez que se espera de um SUV. Com 4785mm de comprimento, 1890mm de largura e 1668mm de altura, o Seal U apresenta-se como um automóvel de habitáculo desafogado, muito graças a uma distância entre eixos de 2765mm e ao piso plano, e orientado para a família, com a marca a destacar a atenção dada ao carácter prático e à funcionalidade, nomeadamente com diversos compartimentos de arrumação ou com a inclusão de quatro portas USB e capacidade de carregamento sem fios para dois smartphones em simultâneo. A capacidade de carga também não desaponta: arruma 552 litros, número que cresce até aos 1440 com os bancos traseiros rebatidos (há ainda a possibilidade de fazê-lo mantendo um ou dois lugares).

Tal como no Seal, o U assenta na e-Platform 3.0, desenvolvida para ser mais segura (o Euro NCAP deu-lhe as cinco estrelas) e eficiente, sem sacrificar performance; recorre à bateria em lâminas (blade battery), de fosfato de ferro-lítio e sem cobalto, como parte estrutural do veículo, e um motor 8 em 1, que reúne no mesmo módulo a unidade de controlo do veículo, o sistema de gestão da bateria, a unidade de distribuição de potência, o motor de tracção, o controlador do motor, a transmissão, DC-DC e o carregador de bordo, com menos perdas de energia entre os componentes.

O modelo, que conta com um motor eléctrico a debitar uma potência máxima de 160 kW (214cv) e 330 Nm de binário, vai chegar em duas configurações: Comfort, com bateria de 71,8 kWh para uma autonomia de até 420 quilómetros (WLTP), e Design, equipada com bateria de 87 kWh, capaz de cumprir distâncias de até 500 quilómetros sem precisar de ser ligado à corrente. Além de diferenças em termos de equipamento (a primeira apresenta-se com ecrã de 12,8 polegadas e a segunda com o maior, de 15,6 polegadas, por exemplo), as versões têm distintas capacidades de carregamento: a Comfort admite recarregamentos a uma potência de 115 kW, enquanto a Design pode aguentar até 140 kW. De série, é proposto um carregador trifásico de 11 kW.

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BYD Seal U DR
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No interior, sobressai o cuidado na escolha dos materiais e os acabamentos cuidados, ou não estivesse a BYD na missão de conquistar um dos mercados mais exigentes, o europeu. Há detalhes que evidenciam a sua vontade de se alinhar com os premium, como as costuras duplas contrastantes nos painéis e nos bancos ou na alavanca das mudanças, em cristal. Depois, de série, os bancos dianteiros são aquecidos, ventilados e ajustáveis electricamente e há um tecto de abrir panorâmico também de accionamento eléctrico.

No capítulo da tecnologia e conectividade, o sistema de cockpit inteligente da BYD é operado pelo ecrã rotativo eléctrico de 12,8'' ou 15,6'', com ligação 4G, navegação integrada Spotify e integração de smartphone via Android Auto ou Apple CarPlay, enquanto a instrumentação fica a cargo de um painel de 12,3'' (na versão Design, há ainda um head-up display, com informações projectadas no vidro).

O Seal U deverá começar a chegar ao mercado nacional no início do Verão, não havendo ainda preços definidos. No entanto, como referência, os valores para outros mercados europeus, onde se estreia já em Fevereiro, são de 41.990€ para a versão Comfort e 44.990€ para a Design.

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