Entre açordas e alhadas, Marvão volta às Comidas d’Azeite

Durante duas semanas, de 3 a 18 de Fevereiro, os sabores do lagar inspiram as ementas de 14 restaurantes da região… e algum contrabando.

marvao,azeite,lazer,gastronomia,fugas,
Fotogaleria
Quinzena Gastronómica Comidas d’Azeite Sergio Azenha
marvao,azeite,lazer,gastronomia,fugas,
Fotogaleria
Quinzena Gastronómica Comidas d’Azeite Jose Sarmento Matos
Ouça este artigo
00:00
01:57

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Açordas para todos os gostos, migas, alhadas, esmagadas, tibornas, cogumelos silvestres salteados, tordos fritos, galinha tostada, bacalhau, polvo, choquinhos, naco de gamo ao alhinho, pêra dourada com azeite e mel…

Entre 3 e 18 de Fevereiro, as Comidas d’Azeite têm honras à mesa de 14 restaurantes do concelho de Marvão, cortesia do município.

Das entradas às sobremesas, com versões que tanto vão beber à tradição como se fazem temperar com arrojo e modernidade, o alimento extraído da azeitona é rei e senhor das ementas, dando corpo a mais de 60 iguarias.

O objectivo é levar os comensais à descoberta dos sabores do lagar, em particular dos produtos endógenos, alimentando o compromisso/tributo da iniciativa com as gentes da vila alentejana.

Para esta que é a 19.ª edição da quinzena gastronómica, mantém-se o fio condutor dos eventos anteriores.

A 4 de Fevereiro, abre-se o apetite com um almoço-convívio na Casa do Povo de Porto da Espada, servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Portus Gladii. Com início às 13h, inclui uma prova de azeites locais e petiscos como “a azeitona galega temperada, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, a tiborna e o café do ‘pucheiro’", elenca a autarquia, sem esquecer a animação musical do grupo Trigo Roxo. Para entrar na festa há que pagar 23€ e proceder à inscrição até 1 de Fevereiro pelos contactos 966 445 022 (Portus Gladii) e 245 909 131 (Posto de Turismo).

Para o encerramento, dia 18 de Fevereiro, às 9h, está marcada uma caminhada pela Rota do Contrabando do Azeite. Promovida pela Portus Gladii em Porto da Espada, e sujeita a inscrição até dia 15, convida a “explorar os territórios ligados à produção desta iguaria imprescindível na gastronomia marvanense”.

Sugerir correcção
Comentar