Xadrez: Wei Yi é o novo campeão de Wijk aan Zee

Chinês de 24 anos impôs-se ao jovem indiano Gukesh na final do torneio.

Foto
Wei Yi foi o mais forte no torneio disputado nos Países Baixos DR
Ouça este artigo
00:00
01:33

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A 86.ª edição do magistral neerlandês de Wijk aan Zee foi conquistada pelo jovem chinês de 24 anos, Wey Yi, numa prova muito equilibrada, mas em que os 14 participantes lutaram afincadamente por cada ponto alcançado.

A nova geração foi a protagonista desta edição em que quatro jogadores terminaram igualados com 8,5 pontos, forçando a realização do desempate através de partidas-relâmpago para determinar o vencedor.

Nesta final four, o mais cotado e mais velho dos finalistas, Anish Giri, de 29 anos, teve pela frente o prodígio indiano Gukesh, de apenas 17 anos, e começou bem, vencendo de negras a primeira partida. Mas o jovem indiano ripostou e repôs com classe a igualdade. Na terceira e decisiva partida Giri não conseguiu equilibrar, sofrendo uma dolorosa derrota.

No outro encontro, depois do empate na partida inaugural, Wei Yi, superiorizou-se ao uzbeque Abdusattorov, de 19 anos, garantindo a passagem à final.

E neste confronto o nervosismo acabou por ser decisivo, com o jovem indiano a cometer um erro muito grave na segunda partida, que decidiu o título.

Partilhando a quinta posição, com 7,5 pontos, acabaram o francês Alireza Firouzja, 20 anos, e outros dois indianos, Praggnanadhaa, 18 anos, e Santosh Vidit, de 29.

As grandes desilusões foram protagonizadas pelo russo Yan Nepomniachtchi, oitavo (6,5 pontos), e por um muito fora de forma campeão mundial, Ding Liren, nono (6 pontos).

Sugerir correcção
Comentar