Prevenção é o novo eixo da estratégia de integração para sem-abrigo

Conceito de “pessoa em situação de sem-abrigo” alarga-se, passando a considerar não apenas as pessoas sem tecto e sem casa, mas também as que se encontrem “em risco de vivenciar” uma dessas situações.

Foto
A nova estratégia quer tentar impedir que pessoas em "risco habitacional" caiam na rua Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
04:03

A proposta para a futura Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA), que deverá vigorar entre 2025 e 2030, já está em consulta pública, e traz como novidade um novo eixo voltado para a prevenção. As pessoas “em risco” de perderem a casa passam também a ser consideradas, para efeito do conceito de “pessoa em situação de sem-abrigo”. A actual ENIPSSA, cuja vigência deveria ter terminado no final de 2023, foi prorrogada até ao final deste ano, para que o país não fique, temporariamente, sem respostas nesta matéria.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.