A raça não existe: um grupo de americanos quer que isto se reflicta nos Censos

Em 2003, o Projecto do Genoma Humano provou que os humanos partilham 99,9% do ADN — os cientistas ficaram convencidos de que a raça não existe. Agora, um grupo de americanos quer mudar a sociedade.

Foto
Hoyt and his son, Evan, on a trip to Costa Rica in 2020. MUST CREDIT: Family photo Fotografia da família Hoyt
Ouça este artigo
00:00
20:22

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A mensagem do Governo federal chegou ao email de Carlos Hoyt em Agosto de 2022. Estavam a preparar os Censos de 2030 e convidavam os norte-americanos a darem a sua opinião. Um pedido de ajuda, para enfrentar o “desafio” de contar correctamente os membros dos grupos de minorias raciais, chamou-lhe a atenção. Tinha finalmente chegado o momento pelo qual Hoyt e muitos outros esperavam. A hipótese de falar com o Governo federal e enviar uma mensagem forte ao público: não devíamos pedir às pessoas que se identifiquem através de uma “raça”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 54 comentários