Villas-Boas candidato ao FC Porto: “Clube vive agarrado a uma gestão sem rumo e sem nexo”

Alfândega do Porto iluminou-se de azul e branco para receber o anúncio da candidatura de André Villas-Boas. Pinto da Costa ainda não tornou público se irá recandidatar-se.

destaque,abre-conteudo,andre-villasboas,futebol,desporto,fc-porto,
Fotogaleria
André Villas-Boas Adriano Miranda
destaque,abre-conteudo,andre-villasboas,futebol,desporto,fc-porto,
Fotogaleria
André Villas-Boas Adriano Miranda
destaque,abre-conteudo,andre-villasboas,futebol,desporto,fc-porto,
Fotogaleria
André Villas-Boas Adriano Miranda
destaque,abre-conteudo,andre-villasboas,futebol,desporto,fc-porto,
Fotogaleria
André Villas-Boas Adriano Miranda
abre-conteudo,andre-villasboas,futebol,desporto,fc-porto,
Fotogaleria
André Vllas-Boas Adriano Miranda
abre-conteudo,andre-villasboas,futebol,desporto,fc-porto,
Fotogaleria
André Villas-Boas com Jorge Costa Adriano Miranda
abre-conteudo,andre-villasboas,futebol,desporto,fc-porto,
Fotogaleria
Apoiantes de Villas-Boas Adriano Miranda
4*CIDADE
Fotogaleria
André Villas-Boas Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
05:42

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O sonho antigo de André Villas-Boas ainda não ganhou vida esta quarta-feira, mas o primeiro grande passo, o da candidatura, já está dado. Foi numa Alfândega iluminada a azul e branco, no Porto, que o antigo técnico anunciou oficialmente que será candidato nas próximas eleições do FC Porto.

“É um momento de grande significado para mim, pleno de portismo, sede e vontade de vencer. Um passo para o qual me preparei, para poder ir ao encontro das vossas exigências. Um passo de grande responsabilidade tomado em consciência”, começou por dizer o técnico. Villas-Boas diz querer um FC Porto mais forte, mais competitivo, dos sócios e para os sócios.

Apesar de reconhecer o trabalho de Jorge Nuno Pinto da Costa, Villas-Boas diz que o clube vive agarrado por gratidão a uma gestão sem rumo e sem nexo. “Parecemos capturados por um conjunto de interesses alheios ao FC Porto que ferem os valores fundamentais da nossa instituição, critica o agora candidato. E acrescentou: “Estaremos sempre gratos a Pinto da Costa, mas é tempo de mudança.

Para André Villas-Boas, a comunicação da actual administração foge frequentemente à verdade, dizendo que estão a ser tomadas decisões a poucos meses das eleições que podem hipotecar o futuro do clube durante 15 anos. O antigo treinador relembrou os vários jogadores a custo zero que têm saído do Dragão, focando também as transferências falhadas que saíram caro aos cofres do clube. Será que servem interesses de outros alheios ao clube?, questionou, lamentando que o clube esteja a ser ultrapassado pelos rivais em várias áreas.

Quebrar o statu quo do medo

Villas-Boas garantiu ser precisa a coragem de tentar quebrar o statu quo do medo, em que ninguém se pode exprimir livremente ou dizer o que pensa. A apresentação dos órgãos sociais fica para um momento futuro, explicitando apenas que os mesmos estiveram presentes na apresentação.

Na vertente desportiva, o novo candidato quer renovar o scouting portista, com planeamento das equipas a curto, médio e longo prazo em todas as modalidades. O futebol feminino e o futsal vão ser uma realidade no clube, garante Villas-Boas.

Foto
Jorge Costa apoiou André Villas-Boas esta quarta-feira Adriano Miranda

Um dos trunfos na manga do novo candidato é o centro de formação prometido pela actual administração do FC Porto. Villas-Boas relembrou que os terrenos na Maia ainda não são dos portistas e podem ser até adquiridos por um privado durante a venda em hasta pública.

Uma academia prometida em 2016 é hoje, em 2024, uma promessa eleitoral, ironizou, garantindo que vão ser apresentados publicamente os planos da sua lista para esta estrutura. Infelizmente, nesta questão, estamos reféns da actual administração. Temos de honrar os contratos que vierem a ser assinados, mas olhamos com apreensão para esta questão.”

Maior transparência

André Villas-Boas apresenta-se como uma alternativa mais transparente à actual gestão. Neste sentido, apresenta um Portal das Transferências, uma página que detalhará todas as comissões que envolvem a transferência de determinado jogador. Serão ainda estabelecidos tectos máximos para os prémios da administração, tema polémico no Dragão.

Quanto às modalidades, Villas-Boas diz ter o objectivo da auto-sustentabilidade, garantindo uma aposta no ecletismo. Temos cultura, temos tradição, temos valores e é isso que quero cimentar, concluiu, prometendo pôr os sócios no centro da comunicação: As casas do FC Porto não servem só para bater palmas nas galas dos Dragões de Ouro.

Para finalizar a intervenção, Villas-Boas pediu coragem aos apoiantes e que a mensagem fosse transmitida aos restantes associados. Não tenham medo deste acto democrático. Esta mudança só pode acontecer com o vosso querer, a vossa acção e o vosso voto. É importante que, em Abril, todos os sócios se desloquem para ir votar. Sem medo de represálias.”

A derradeira “cadeira de sonho

Começou como mero adepto, chegou a adjunto, foi treinador principal e assume-se agora como candidato à presidência do FC Porto, a derradeira cadeira de sonho. Poucos são os dirigentes que podem gabar-se de ter concorrido a eleições com um vasto palmarés já conquistado em nome do clube. Feito ainda mais inédito se constatarmos que André Villas-Boas já levantou a taça da Liga dos Campeões e a da Liga Europa. Esta foi uma mensagem transmitida durante a apresentação da candidatura, com a réplica dos dois troféus expostas em cantos opostos da sala.

Foto
Apoiantes encheram Alfândega do Porto Adriano Miranda

Foram vários os antigos jogadores e figuras de proa do clube e da cidade que fizeram questão de se deslocar à Alfândega e mostrar apoio publicamente a André Villas-Boas. Nuno Valente, lateral esquerdo que conquistou Taça UEFA, Champions e Taça Intercontinental, relembra que o estado financeiro do clube não é o mais saudável.

Toda a gente sabe que não é a melhor situação, tem de haver muitas mudanças. Não sou especialista na área, mas, pelo que leio, é óbvio que não está no auge de quando vendia jogadores por muitos milhões. Hoje isso não acontece. Se isso acontece, algo está mal no clube, comentou o antigo jogador.

Cecília Pedroto, viúva de José Maria Pedroto, marcou de igual modo presença no evento, com capacidade para 600 pessoas. Jorge Costa, histórico capitão dos azuis e brancos”, também fez questão de mostrar publicamente o apoio ao antigo treinador.

Foto
Villas-Boas criticou gestão do clube Adriano Miranda

A oficialização da candidatura demorou, mas não é uma surpresa. Muitos olhavam para André Villas-Boas como o potencial sucessor de Pinto da Costa na presidência do FC Porto, incluindo o próprio dirigente azul e branco”. Entretanto, a relação de amizade azedou. Poucos imaginavam, contudo, que esta corrida pudesse ser feita contra o histórico dirigente.

Por enquanto, o antigo treinador concorre apenas contra o empresário Nuno Lobo. Mas tudo pode mudar já esta quinta-feira, caso Pinto da Costa anuncie uma recandidatura no jantar de apoiantes que tem agendado para esse dia.

Sugerir correcção
Ler 18 comentários