Quando é que está muito frio para os nossos animais?
Neste episódio do podcast Cuidado com o Pet, a médica veterinária Sara Coelho explica como podes ajudar o teu cão ou gato a manter-se quente no Inverno.
Não há uma temperatura específica que lhes provoque frio, mas é certo que o vão sentir (mesmo os que usam roupa). Os cães com camadas de pêlo mais finas, como os pinschers, os chihuahuas e os dobermanns, vão sentir mais as baixas temperaturas de Portugal do que um samoieda e, neste episódio do podcast Cuidado com o Pet, a médica veterinária Sara Coelho explica o que podes fazer para os manteres quentes.
Mas antes disso, há um mito prestes a ser desmistificado: o facto de o animal ter as orelhas ou as patas frias nem sempre significa que está com frio. Pode é estar associado a um problema de saúde, como má circulação do sangue.
Por outro lado, se estiver a tremer ou, no caso dos cães, deitado com o focinho perto da cauda é porque tem frio. Nesses casos, podes cobri-lo com mais umas mantas ou ligar o aquecedor perto dele. As botijas de água quente são proibidas já que podem facilmente queimar-lhes a pele.
Os gatos são mais independentes e vão sempre procurar os locais mais quentes da casa, como a cozinha ou a torre do teu computador se estiver ligada.
Segue o podcast Cuidado com o Pet nas aplicações para podcasts.
Descobre mais podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts.
Subscreve os alertas do P3 e avisamos-te quando publicarmos textos para ti.