Actor francês Samuel Theis, de Anatomia de uma Queda, acusado de violação
Na sequência da denúncia, o actor e realizador foi afastado do filme que estava a dirigir, Je Le Jure.
Conhecido pelo seu papel em Anatomia de uma Queda (2023), filme multipremiado e apontado para uma nomeação aos Óscares, o actor francês Samuel Theis foi acusado de violação e, consequentemente, afastado do filme que estava agora a realizar, Je Le Jure.
A denúncia veio de um membro da equipa do filme, que oficializou a queixa junto das autoridades competentes. Segundo uma reportagem publicada pelo jornal francês Libération, e citada pelo The Guardian, o alegado incidente ocorreu em Julho passado, após uma festa num apartamento.
A alegada vítima, um homem de 27 anos cuja identidade permanece confidencial, afirma que estava sob o efeito de álcool e que a violação teve lugar na manhã a seguir à festa. Samuel Theis nega a acusação, justificando que a relação sexual foi consensual.
A produtora do filme, Caroline Bonmarchand, foi informada da situação e disse à publicação americana Variety ter contratado alguém para levar a cabo uma investigação. Entretanto, Theis foi afastado do set das filmagens, mas continuou a dirigir o filme remotamente.
Segundo o The Guardian, o advogado do actor e realizador francês garante que o seu cliente não foi abordado pela polícia nem acusado de qualquer crime. "A única investigação sobre este caso foi ordenada pela produção [do filme] e levada a cabo por uma organização independente", lê-se no comunicado. "Foi entregue em Setembro e tinha 300 páginas – a conclusão é que não havia elementos que qualificassem o que aconteceu como uma agressão sexual."
No entanto, o jornal francês Le Monde noticiou esta terça-feira à noite que está a efectivamente decorrer uma investigação preliminar, citando as declarações do procurador da cidade de Metz à agência France-Presse (AFP), que vieram confirmar uma notícia do programa de televisão Télérama. O procurador acrescentou ainda que, em meados de Novembro, foi também instaurada uma acção civil. Também esta terça-feira, Samuel Theis apelou ao respeito pela sua "presunção de inocência".
Je Le Jure, filme protagonizado por Marina Foïs e Louise Bourgoin, gira em torno de um alcoólico convocado para ser jurado. É o terceiro filme de Theis como realizador.
Já Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, é o retrato de uma mulher suspeita de ter assassinado o marido, interpretado por Theis. O filme ganhou a Palma de Ouro de Cannes no ano passado, foi distinguido na gala da Academia do Cinema Europeu, e, este fim-de-semana, arrecadou dois Globos de Ouro (Melhor Argumento e Melhor Filme em Língua Não Inglesa). Nos seus discursos de agradecimento, Justine Triet agradeceu à maioria do elenco, mas não mencionou o actor.
Notícia corrigida para retirar referência incorrecta à nomeação do filme Anatomia de Uma Queda aos Óscares de 2024 e actualizada com informações das autoridades oficiais