Avião da Japan Airlines com 360 pessoas a bordo incendeia-se no aeroporto de Haneda
Avião colidiu com aeronave da Guarda Costeira que se encontrava na pista. Passageiros e tripulação foram retirados. Cinco membros da tripulação do avião da Guarda Costeira morreram.
Um avião da Japan Airlines, com passageiros ainda a bordo, incendiou-se na pista do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, nesta terça-feira, após uma colisão com uma aeronave da Guarda Costeira, que se encontrava na pista no momento da aterragem.
A Guarda Costeira disse que a colisão envolveu um dos seus aviões que se dirigia para o aeroporto de Niigata, na costa Oeste do Japão, para ajudar e entregar mantimentos às pessoas atingidas por um poderoso terramoto que ocorreu no dia de Ano Novo, matando pelo menos 48 pessoas.
Imagens transmitidas em directo pela emissora pública NHK mostraram o avião em chamas e a derrapar na pista. Poucos minutos depois, os bombeiros já tentavam extinguir o fogo.
Japan Airlines flight JL516, an Airbus A350 has collided with a Coast Guard aircraft on the runway at Tokyo-Haneda Airport. The aircraft is on fire with rescue operations underway. pic.twitter.com/BygfKxZBgh
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) January 2, 2024
Um porta-voz da Japan Airlines disse que o avião, um Airbus A350, proveniente do Aeroporto de Shin-Chitose, em Hokkaido, transportava cerca de 360 passageiros, que foram retirados, assim como a tripulação.
Cinco dos seis tripulantes da aeronave da Guarda Costeira morreram, avançou a NHK. Um porta-voz da Guarda Costeira tinha mencionado que cinco tripulantes estavam desaparecidos, mas que o capitão tinha conseguido sair do avião.
O Ministério do Território, das Infra-estruturas e dos Transportes anunciou a abertura de um inquérito para determinar as causas do acidente. Em Haneda, um dos dois principais aeroportos de Tóquio, form encerradas todas as pistas após o acidente.