Criança de dois anos morreu afogada em piscina de casa particular

Óbito foi declarado no local, depois de tentativas de reanimação por parte dos bombeiros e INEM.

Foto
Acidente aconteceu em Esmeriz, Vila Nova de Famalicão JUAN PATLAN
Ouça este artigo
00:00
01:08

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Uma criança de dois anos morreu afogada, este domingo, na piscina de uma casa particular em Esmeriz, Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, disse à Lusa fonte dos bombeiros voluntários locais.

Segundo aquela fonte, o alerta foi dado "cerca das 11h30", tendo o óbito sido declarado no local, depois de tentativas de reanimação por parte dos operacionais dos bombeiros e do INEM.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Famalicão, uma Viatura de Emergência Médica do INEM e uma equipa de apoio psicológico.

O relatório sobre afogamentos de crianças e jovens em Portugal da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), divulgado em Julho, dava conta de 13 casos de afogamentos noticiados, incluindo seis mortes, em 2022. Em 2021, foram encontrados 28 casos e nove deles foram fatais.

“Os casos noticiados pela imprensa nos últimos três anos, nomeadamente com desfecho fatal, são mais elevados do que nos anos anteriores”, refere-se no relatório, considerando-se que “isto poderá indiciar um aumento dos casos de afogamentos fatais nos anos mais recentes”.