Menos rendimentos e capacidade de comprar casa. Jovens do Sul da Europa pior do que as gerações mais velhas

Há uma tendência na União Europeia para a diminuição de proprietários de habitação, em prol do arrendamento. Tendência particularmente sentida na faixa etária entre os 30 e os 39 anos.

Foto
Os jovens do Sul da Europa têm uma situação financeira muito pior do que as gerações mais velhas e a precariedade laboral tem uma papel frucral nessa comparação Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
09:55

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Os cidadãos da União Europeia (UE) estão a optar cada vez mais por alugar casa, em vez de comprar, uma tendência transversal a todas as gerações, mas que se sente particularmente na faixa etária entre os 30 e os 39 anos, em que a percentagem de arrendatários passou dos 38% para os 45%, entre 2010 e 2019. A esta tendência não será alheia a questão dos rendimentos, que são maiores entre os mais velhos do que entre os jovens, sobretudo nos países do Sul da Europa, em que a discrepância se faz sentir de forma mais evidente.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.