Incêndio no Hospital de Penafiel faz três feridos. Doentes desaparecidos já localizados

Chamas que deflagraram na ala de psiquiatria já se encontram controladas. “Suspeita-se que foi um dos nossos utentes que provocou o fogo”, diz fonte do hospital.

Foto
Hospital de Penafiel FERNANDO VELUDO (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
01:32

Um incêndio atingiu esta terça-feira de manhã a ala de psiquiatria do Hospital de Penafiel. O alerta foi dado às 8h01, e as primeiras informações davam conta do desaparecimento de cinco utentes, que foram entretanto localizados.

As chamas e o fumo fizeram três feridos, um utente e dois funcionários. Estas pessoas foram assistidas, no local, por inalação de fumo e apresentavam ferimentos ligeiros. A coordenadora do Gabinete de Comunicação do hospital, Inês Sousa, explicou ao PÚBLICO que o incêndio deflagrou numa zona "junto aos utentes", o que acabou por danificar a ala de internamento. É por este motivo que o hospital está a agilizar a transferência de 27 doentes para uma outra unidade de saúde. Em princípio, os pacientes vão ser transferidos para o Hospital da Trofa.

Segundo Inês Sousa, a Polícia Judiciária (PJ) foi chamada ao hospital para averiguar a causa do incêndio. "Suspeita-se que foi um dos nossos utentes que provocou o fogo", acrescentou.

Os Bombeiros Voluntários de Penafiel mobilizaram para o local 14 viaturas e 27 operacionais, tendo o fogo, segundo a Protecção Civil, entrado já em fase de rescaldo.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Tâmega e Sousa apontou para um "pequeno foco de incêndio", que cerca das 8h45 estava "em fase de resolução". No local, além dos Bombeiros de Penafiel, encontram-se equipas da GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica.