FC Porto: David Carmo despromovido à equipa B por “comportamento inadequado”

Central custou 20 milhões de euros aos cofres portistas e foi a transferência mais cara entre clubes portugueses.

Foto
Expulsão de David Carmo em jogo do FC Porto LUSA/MANUEL FERNANDO ARAUJO

Chegou ao Dragão em Julho de 2022 e protagonizou o negócio mais caro entre clubes portugueses. Contudo, após algumas exibições menos conseguidas – e problemas fora dos olhos públicos –, a estrutura portista decidiu “despromover” David Carmo à equipa B, cabendo agora ao central português voltar a reclamar estatuto no plantel dos “azuis e brancos”, ou, então, aguardar um empréstimo ou transferência no mercado de Inverno.

Esta decisão terá partido do técnico portista, Sérgio Conceição, e teve como “gota de água” o registo de um incidente no centro de treinos do Olival. Esta quinta-feira, o FC Porto confirmou o afastamento de Carmo do plantel principal por “comportamento inadequado”.

“Esta decisão foi tomada em sintonia pela administração e pelo Departamento de Futebol na sequência de um comportamento inadequado de David Carmo”, pode ler-se na newsletter diária do clube.

David Carmo foi o primeiro reforço dos portistas para a temporada 2022-23 e custou aos cofres “azuis e brancos” 20 milhões de euros – valor que subiria para 22,5 milhões, caso fossem atingidos alguns objectivos desportivos. O central foi vendido pelo Sp. Braga e chegou à equipa de Sérgio Conceição para preencher um lugar vital na defesa. Os portistas fizeram um investimento considerável na contratação do jogador, que se tornou a transferência mais cara de sempre entre dois clubes portugueses.

Antes de David Carmo, tinham sido Rafa (16,4 milhões) e Paulinho (16 milhões por 75% do passe) os protagonistas dos negócios mais caros entre clubes portugueses. Três negócios do Sp. Braga com os “três grandes”, mas, no caso do central portista, a aposta parece, pelo menos para já, não estar a surtir os efeitos desejados.

Na época 2019-20, David Carmo teve uma ascensão meteórica em Braga, subindo dos sub23 até ao plantel principal na I Liga. Foi curiosamente lançado pelo actual técnico dos “leões”, Rúben Amorim, mas uma grave lesão no tornozelo contraída em Fevereiro de 2021 forçou uma pausa na afirmação do central nos “guerreiros”. O processo de recuperação foi longo e David Carmo chegaria mesmo a abdicar do período de férias para trabalhar o aspecto físico, contrariando as previsões pessimistas que indicavam um regresso tardio ao futebol.

Vai estar a partir desta quinta-feira às ordens de António Folha, treinador da equipa B do FC Porto. Os portistas ocupam o 7.º lugar da Liga Pro, defrontando no dia 30 de Dezembro o Nacional da Madeira.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários