Vêm aí noites frias: descida das mínimas deixa quatro distritos sob aviso amarelo

As noites de domingo e de segunda-feira vão ser mais frias. As máximas, durante o dia, vão estar dentro do normal para a época ou até acima.

Foto
Condições do tempo estão a ser influencidas por um anticiclone localizado no norte da Península Ibérica Ana Marques Maia
Ouça este artigo
00:00
01:46

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As próximas noites serão frias, especialmente no interior do país: o IPMA alerta para temperaturas mínimas baixas em Portugal continental nos próximos dois dias, com valores abaixo de 0°C em grande parte do interior Norte e Centro. Para o interior Sul, a previsão é de mínimas entre 0 e 3°C e entre 3 e 7°C no litoral.

A descida das temperaturas mínimas levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir um aviso amarelo de tempo frio para os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu. Em Lisboa a previsão aponta para 5°C de mínima amanhã, segunda-feira, 18 de Dezembro, e no Porto para 3°C amanhã e 1°C na terça-feira.

Devido à influência de um anticiclone localizado no norte da Península Ibérica, quase estacionário, explica o IPMA, prevê-se nas próximas duas noites (domingo e segunda-feira) valores baixos de temperatura mínima um pouco por todo o território do continente, em especial nas zonas de vale ou mais abrigadas.

O IPMA prevê também a ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal, mais provável no interior Norte e Centro e que poderá persistir em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta.

A temperatura máxima, por outro lado, deverá atingir valores dentro ou mesmo ligeiramente acima do normal para a época do ano, esperando-se valores entre 7 e 13°C no interior Norte e Centro e entre 13 e 17°C para o restante território. A excepção será nos locais onde o nevoeiro persistir durante o dia no nordeste transmontano e Beira Alta, onde a temperatura máxima poderá não ultrapassar os 5°C.

Para o final de terça-feira prevê-se um aumento de nebulosidade e precipitação fraca, devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal, que resultará num aumento da temperatura mínima no dia 20.

Sugerir correcção
Comentar