Pedro Penim vai continuar como director artístico do Teatro D. Maria II

Dos cinco candidatos, apenas dois passaram à fase final. Novo mandato de Penim termina no final de 2027. O júri destacou a “solidez da sua proposta conceptual e programática”.

Foto
Pedro Penim vai manter-se no D. Maria II Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
02:04

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O encenador, actor e dramaturgo Pedro Penim vai continuar como director artístico do Teatro Nacional Dona Maria II ((TNDM II), foi esta sexta-feira anunciado, tendo o júri do concurso destacado a "solidez da sua proposta conceptual e programática".

Pedro Penim, que exercia as funções de director artístico do teatro desde 2021, sucedendo a Tiago Rodrigues, foi escolhido para o cargo após concurso aberto a 19 de Outubro, tendo sido designado para um mandato de quatro anos, com início a 1 de Janeiro de 2024 e termo a 31 de Dezembro de 2027.

Em comunicado esta sexta-feira divulgado pelo Ministério da Cultura, o júri prevê uma "continuidade nos vectores de orientação do seu primeiro mandato como director artístico do TNDM II", sublinhando que este "acrescenta densidade ao trabalho que vem desenvolvendo, comprometido com a promoção da excelência artística, a diversidade estética, o alargamento de públicos, a acessibilidade, a visibilização de grupos sub-representados e o aprofundamento da coesão territorial pela cultura".

O júri, dirigido pelo presidente do conselho de administração do TNDM, Rui Catarino, foi composto também por Sofia Campos, Fátima Alçada, Gisela Casimiro e Serge Rangoni, e evidenciou também a "relevante experiência profissional de Pedro Penim em funções de direcção artística, conjugada com o seu notável percurso enquanto criador teatral e conhecimento profundo do ecossistema cultural" como factores importantes na decisão.

De acordo com a nota, foram apresentadas cinco candidaturas, sendo que duas passaram à fase final, tendo as entrevistas ocorrido a 5 de Dezembro.

Segundo o Ministério da Cultura, este é o segundo concurso para as direcções artísticas dos teatros nacionais em 2023, após o concurso para a direcção artística do Teatro Nacional de São Carlos, concluído em Junho.

Pedro Penim é licenciado em teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, com mestrado em Gestão Cultural pelo ISCTE, tendo fundado em 1995 o colectivo Teatro Praga, sendo também fundador do espaço cultural Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, projecto que acolhe criações de novos artistas.