Registo oficial indica pedido de consulta de gémeas por secretário de Estado da Saúde

Historial clínico das crianças indica pedido do secretário de Estado da Saúde. Lacerda Sales alegou não se lembrar e pediu documentação. Jamila Madeira também diz desconhecer situação das gémeas.

Foto
Lacerda Sales assumiu o cargo de secretário de Estado da Saúde em Outubro de 2019, mas alega não se lembrar de ter feito qualquer pedido de consulta para as gémeas luso-brasileiras Rui Gaudêncio (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
04:56

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A primeira consulta das gémeas luso-brasileiras que receberam o medicamento Zolgensma para o tratamento da atrofia muscular espinhal foi solicitada ao Hospital Santa Maria pelo então secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, segundo informação que consta do historial clínico das crianças. O pedido de autorização de utilização especial daquele que chegou a ser considerado o medicamento mais caro do mundo foi validado no dia 3 de Março pelo Infarmed, apenas um dia depois de ter sido solicitado pelo Centro Hospitalar de Lisboa Norte, onde se integra o Hospital Santa Maria.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.