Putin saiu do Kremlin para fortalecer laços na Arábia, do petróleo à guerra

Numa rara viagem ao estrangeiro, o Presidente da Rússia encontrou-se esta quarta-feira com os líderes dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita.

Foto
Vladimir Putin com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita em Riade TASS, Sergei Savostyanov,
Ouça este artigo
00:00
02:11

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

De visita à Arábia Saudita, o Presidente russo encontrou-se esta quarta-feira com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman para dar provas de confiança, discutir o comércio de petróleo e reforçar a sua posição perante a guerra entre Israel e o Hamas.

A reunião com MBS, como é conhecido o líder de facto da Arábia Saudita, o maior exportador mundial de petróleo, aconteceu a par da queda do preço dos combustíveis, apesar do compromisso assumido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e por aliados da Rússia para reduzir a produção do crude e, portanto, a oferta.

Vladimir Putin afirmou à televisão russa que esperava receber o príncipe herdeiro no Kremlin, mas que “houve uma mudança de planos”. O próximo encontro, prometeu, terá lugar em Moscovo. “Nada pode impedir o desenvolvimento das nossas relações de amizade”, disse.

Em Riade, no Palácio al-Yamamah, MBS terá assegurado a Putin que os dois países podem “trabalhar juntos em prol de todo o mundo”.

O líder do Kremlin devolveu a confiança: “Temos laços muito bons, estáveis, em termos políticos, económicos e no domínio humanitário. E, evidentemente, é agora muito importante que todos troquemos informações e pontos de vista sobre o que está a acontecer na região.” Em cima da mesa terá estado ainda a guerra entre Israel e o Hamas.

Esta foi a primeira vez que os dois líderes se encontraram desde Outubro de 2019. Juntos, controlam um quinto da produção mundial de petróleo.

O chefe de Estado partiu esta manhã da Rússia num voo escoltado por caças Sukhoi Su-35 e aterrou, primeiro, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

Foi recebido em Abu Dhabi pelo Presidente do país, o seu “querido amigo” Mohammed bin Zayed, e por um espectáculo da Força Aérea, com jactos que pintaram no céu as cores da bandeira russa. Putin retribuiu com palavras de amizade: “Os EAU são o principal parceiro comercial da Rússia no mundo árabe.”

A última visita de Putin ao Médio Oriente tinha ocorrido em Julho de 2022, quando se encontrou com o líder supremo do Irão, Ali Khamenei. Ainda esta quinta-feira, o Presidente russo deverá receber o seu homólogo iraniano, Ebrahim Raisi, em Moscovo.