Governo dos Açores dá parecer favorável ao exercício de actividades espaciais

O último Conselho de Ministros aprovou um regime de licenciamento, de âmbito nacional, de centros de lançamentos espaciais em território português.

Foto
Ilha de Santa Maria, Açores Rui Soares
Ouça este artigo
00:00
02:17

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) deu parecer favorável ao projecto de decreto-lei que procede à alteração do regime de acesso e exercício de actividades espaciais, por reconhecer tratar-se de um sector de "reconhecido interesse". Este diploma foi aprovado no último Conselho de Ministros, a 29 de Novembro, tal como o PÚBLICO noticiou esta terça-feira, para criar um regime de licenciamento, de cariz nacional, de centros destinados a lançamentos espaciais em território português.

"Em resposta à audição sobre o projecto de decreto-lei que altera o regime de acesso e exercício de actividades espaciais em território nacional, o Governo dos Açores deu parecer favorável –​ trata-se de um texto previamente consensualizado e foi desenvolvido em articulação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Presidência do Governo dos Açores", lê-se numa nota da presidência do executivo açoriano publicada esta terça-feira na página oficial da Internet.

Segundo o comunicado, para o Governo Regional liderado por José Manuel Bolieiro "o sector espacial é de reconhecido interesse e considerado pelo XIII Governo dos Açores como estratégico no desenvolvimento da região".

"Promover o desenvolvimento de actividades espaciais passa por criar condições de atractividade que potenciem as condições endógenas dos Açores e que fixem actividades espaciais sustentáveis, e que salvaguardem as populações, o ambiente e criem desenvolvimento social e económico", lê-se no comunicado.

"Esta alteração é essencial para o desenvolvimento de actividades de acesso e retorno do espaço, testes e voos suborbitais e assegura a competitividade da região e do país no sector, criando condições para aumentar a autonomia e resiliência europeias no acesso ao espaço", refere ainda o comunicado.

O Governo dos Açores lembra que a capacidade de adaptação, criação de sinergias e cooperação com os parceiros nacionais e internacionais que tem sido desenvolvida, "assegura que se aproximam novos desenvolvimentos nas actividades espaciais nos Açores, desde logo com o arranque em 2024 da construção do Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, pela Agência Espacial Portuguesa, que servirá como infra-estrutura de suporte para as actividades de testes, acesso e retorno do espaço e voos suborbitais".

"Existe previsão de operações de retorno do espaço e de voos suborbitais também para 2024 e ficam criadas todas as condições para o arranque de um centro de lançamentos em Santa Maria", salienta-se ainda.