As inundações e os deslizamentos de terras no Norte da Tanzânia já causaram pelo menos 47 mortos e 85 feridos, informou um alto funcionário do Governo. Os fenómenos são produto das chuvas torrenciais que estão a afectar a região.
As graves inundações foram causadas por uma combinação de dois fenómenos meteorológicos — o El Niño e o dipolo do oceano Índico (em que as porções ocidental e oriental do oceano têm temperaturas diferentes). Centenas de pessoas já morreram no Quénia e na Somália à conta dessa combinação, que também obrigou centenas de milhares de pessoas a abandonar as suas casas desde o início das chuvas sazonais em Outubro.
Estão a decorrer operações de busca e salvamento na região de Manyara, uma vez que as autoridades receiam que alguns corpos possam estar presos na lama, disse a comissária da região de Manyara, Queen Sendiga, aos jornalistas no final do domingo. "Até ao final da tarde, resgatámos 85 feridos que continuam a receber tratamento e outros já tiveram alta. O número de mortos aumentou para 47 pessoas", disse ela. A meio da tarde de domingo, o balanço apontava para as 20 vítimas mortais.
Cerca de 100 casas da aldeia de Katesh, no distrito de Hanang, foram engolidas por um deslizamento de terras, disse a Presidente Samia Suluhu Hassan numa mensagem de vídeo publicada online pelo Ministério da Saúde. "Estamos muito chocados com este acontecimento", declarou Suluhu.