Sonae conclui venda de 50% do cartão Universo por 42 milhões de euros
Parceria entre o grupo português e o espanhol Bankinter Consumer Finance foi concluída com revisão em alta do preço.
A Sonae e o Bankinter Consumer Finance concretizaram a joint-venture, já anteriormente anunciada, para o segmento de crédito ao consumo, passando a Universo, empresa detentora do cartão Universo, a ser detida em partes iguais pelas duas entidades. Na informação divulgada ao mercado esta quinta-feira, as duas entidades dão conta que “a transacção foi concluída após as devidas autorizações das entidades reguladoras, nomeadamente da Comissão Europeia e do Banco de Portugal”.
Entretanto, a Sonae divulgou outro comunicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), dando conta que a venda de 50% da Universo foi realizada “por 42 milhões de euros, superior aos 19 milhões de euros estimados e comunicados a 31 de Março de 2023". Explicando que “a diferença resulta de um aumento de capital realizado pela Universo com o objectivo de absorver a sua carteira de crédito que será adquirida ao Banco CTT [anterior parceiro], assim como financiar o seu crescimento futuro”.
A transacção gerou uma mais-valia no valor de cerca de 12 milhões de euros, informa a Sonae, proprietária do PÚBLICO.
Com um volume de negócios de 30 milhões de euros em 2022 e 36 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2023, a empresa Universo passará a ser consolidada nas contas do grupo liderado por Cláudia Azevedo pelo método da equivalência patrimonial.
“O acordo celebrado prevê a integração futura das operações da Universo e do negócio de open market do Bankinter Consumer Finance em Portugal, sujeito às necessárias autorizações das entidades competentes”, refere o comunicado.
Com a parceria, pretende-se “a criação de uma empresa líder no crédito ao consumo no mercado nacional e com potencial de internacionalização, disponibilizando uma oferta alargada de soluções diferenciadoras”, lê-se no comunicado conjunto.
Citado no comunicado, Alfonso Saez, director-geral do Bankinter Consumer Finance, afirma que o acordo pretende “reforçar a presença da instituição em Portugal”, um país que diz considerar “fundamental” para a estratégia de expansão internacional e onde têm “um historial de mais de cinco anos”.
Por seu lado, João Dolores, administrador financeiro da Sonae, afirma que o objectivo da joint-venture é “liderar o crédito ao consumo em Portugal”.
Luís Reis, até agora à frente da Universo, manter-se-á como presidente executivo, e Alberto Ramos, director do Bankinter Portugal, acumulará este cargo com a presidência (chairman) da nova empresa.
A Universo, que inicialmente nasceu de uma parceria entre a Sonae e o Banco BPI, disponibiliza soluções no segmento dos pagamentos, através do cartão Universo, mas também crédito pessoal, seguros, e outros produtos financeiros.