Um acontecimento na Cinemateca: os filmes para televisão dos grandes mestres de Hollywood

Um trabalho de detective permitiu a Andy Rector mostrar os filmes para TV de realizadores clássicos. O ciclo chama-se Hours and Hours – Os Filmes para Televisão dos Grandes Mestres de Hollywood.

Foto
Sign of the Zodiac, de Jacques Tourneur
Ouça este artigo
00:00
11:47

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Chama-se Hours and Hours – Os Filmes para Televisão dos Grandes Mestres de Hollywood e é um ciclo fundamental que a Cinemateca Portuguesa levará a cabo de sábado até 30 de Dezembro. Nele poderemos perceber o que foi a produção televisiva americana, em comparação com os serviços online de streaming que hoje proliferam. Na “idade de ouro” do cinema americano – “horas e horas de drama”, escreveu o crítico Bill Krohn sobre a oferta televisiva que era disponibilizada pela televisão americana a partir de meados dos anos 50 –, grandes cineastas trabalharam para a televisão. Deixaram o seu cunho pessoalíssimo, em muitos casos rejuvenescendo mesmo o seu trabalho. Tudo isto aconteceu num período que foi praticamente até aos anos 70, apanhando a geração da Nova Hollywood.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar