Ao minuto Última actualização a 29 Novembro 2023 - 19:49

Hamas liberta duas reféns, mãe e filha, de nacionalidade israelita e russa

Acompanhe aqui as principais actualizações sobre o conflito no Médio Oriente.

mundo,hamas,israel,faixa-gaza,palestina,medio-oriente,
Fotogaleria
Reféns raptadas pelo Hamas são entregues por militantes do grupo à Cruz Vermelha Reuters/AL-QASSAM BRIGADES, MILITARY WIN
mundo,hamas,israel,faixa-gaza,palestina,medio-oriente,
Fotogaleria
Antony Blinken EPA/OLIVIER MATTHYS
Este ao minuto terminou. Ordenar entradas

Em destaque

Duas reféns libertadas são mãe e filha, ambas com nacionalidade isralita e russa

As duas reféns libertadas pelo Hamas e recolhidas pela Cruz Vermelha são Yelena Trupanov, de 50 anos, e a sua mãe, Irena Tati, de 73 anos. Confirma-se que são duas cidadãs com dupla nacionalidade — israelita e russa. Foram raptadas pelo Hamas durante um ataque a 7 de Outubro na comunidade de Nir Oz.

O marido de Yelena Trupanov, Vitaly, foi morto durante esse ataque. O filho do casal, Sasha, e a namorada, Sapir Cohen, ainda estão reféns do Hamas.

Ler mais
Media player poster frame

Momento-chave

Antony Blinken já chegou a Israel

Antony Blinken já chegou a Israel para aquela que será a terceira visita oficial ao país desde que o conflito com o Hamas se adensou, a 7 de Outubro. O secretário de Estado norte-americano está em Telavive e também visitará a Cisjordânia, assim como os Emirados Árabes Unidos.

As prioridades de Antony Blinken com esta nova visita é procurar uma extensão da trégua humanitária temporária e negociar novas trocas de reféns e prisioneiros nos próximos dias.

Momento-chave

21 camiões com ajuda humanitária chegam à cidade de Gaza e ao norte da Faixa

A Sociedade Palestiniana do Crescente Vermelho já confirmou a entrega de 21 camiões com ajuda humanitária na cidade de Gaza e em algumas regiões no norte da Faixa de Gaza. Este novo balanço aumenta para 254 o número de camiões com bens essenciais entregues na região desde o início da trégua humanitária. Há centenas de outros camiões disponíveis para entrar na fronteira com o Egipto.

Media player poster frame

Momento-chave

Hamas diz que a proposta de Israel para prorrogar a trégua "não é a melhor"

Uma fonte do Hamas disse que o grupo não está satisfeito com as propostas que Israel colocou para uma eventual extensão da trégua humanitária temporária: "O que está a ser proposto nas discussões para estender a trégua não é o melhor", disse a fonte à Agence France-Presse.

"Qualquer discussão sobre uma troca de prisioneiros militares, soldados e oficiais exigirá primeiro o fim da agressão e o levantamento do cerco que está a estrangular Gaza", argumentou.

Ver mais