Reino Unido detecta primeiro caso humano de gripe semelhante a vírus suíno

O homem diagnosticado com esta estirpe da gripe teve uma forma de doença leve e encontra-se já completamente recuperado. A fonte da infecção ainda não é conhecida.

Foto
Em 2009, a pandemia de gripe suína infectou milhões de pessoas OLEG POPOV/Reuters
Ouça este artigo
00:00
01:22

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Reino Unido detectou um primeiro caso humano de uma estirpe da gripe que é semelhante a um vírus que circula actualmente em porcos. A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla inglesa) revelou esta segunda-feira que o caso foi detectado no âmbito da vigilância nacional da gripe e que a fonte da infecção ainda não é conhecida.

O homem diagnosticado com esta estirpe da gripe — A(H1N2)v — teve uma forma de doença leve e encontra-se já completamente recuperado. Segundo a SkyNews, o britânico foi diagnosticado com gripe quando se dirigiu ao médico de família e se queixou de problemas em respirar.

“Esta é a primeira vez que detectamos esta estirpe em humanos no Reino Unido, embora seja muito semelhante aos vírus que foram detectados em porcos”, disse Meera Chand, uma das responsáveis da agência.

Os contactos próximos deste homem estão a ser acompanhados pelas autoridades e a situação está a ser monitorizada de forma reforçada em consultórios e hospitais em North Yorkshire, região do norte de Inglaterra, onde o caso foi detectado.

Em 2009, a pandemia de gripe suína, que foi causada por um vírus que continha material genético do vírus que circulava em porcos, aves, infectou milhões de pessoas.

Com base nas informações iniciais, a agência britânica disse que a infecção detectada recentemente no Reino Unido é diferente dos outros casos humanos encontrados em vários países desde 2005.