Galopim de Carvalho: “A utopia é o motor que transforma os sonhos em realidade”

O geólogo Galopim de Carvalho, defensor do património geológico e paleontológico, bate-se por um novo projecto de musealização dos trilhos de dinossauros na Pedreira do Galinha, na zona de Ourém.

Foto
O geólogo António Galopim de Carvalho na sua casa, em 2021 Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
13:19

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

António Galopim de Carvalho fala-nos de dois sonhos que anseia ver tornados realidade. Aos 92 anos, o geólogo que muito se tem batido pela preservação do património paleontológico e geológico do país gostaria de ver ampliada a musealização do trilho de dinossauros com 175 milhões de anos na Pedreira do Galinha, nos concelhos de Ourém e Torres Novas. Gostaria também que o Museu do Quartzo, em Viseu, não estagnasse. Não quis deixar-se ficar na prateleira, como disse o geólogo, que, além de professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi director do Museu Nacional de História Natural, em entrevista anterior ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários