O filme de promoção turística Alma de lã, rodado numa antiga fábrica da Covilhã, conquistou o primeiro lugar na categoria de Serviços Turísticos dos World Tourism Film Awards, entregues em Valência na noite de quarta-feira pelo Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT). Já o anúncio Monção deixa marca conquistou a Escolha do Público.
"Portugal foi um dos países mais premiados" desta 35.ª edição daqueles que são considerados os "Óscares" dos filmes de turismo, destaca a organização em comunicado. Além do galardão máximo em duas das seis categorias, foram ainda distinguidos três anúncios portugueses: Trabalhadores remotos de Cascais (2.º lugar na categoria Cidades), A um palmo do céu (vídeo promocional da observação de astros e estrelas nos municípios de Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil; 3.º lugar em Produtos Turísticos), e A nossa história em cada garrafa (sobre a Quinta da Pacheca; 3.º lugar em Serviços Turísticos).
O filme Alma de lã foi criado para o New Hand Lab, um laboratório criativo, com vários artistas residentes, instalado no edifício com 170 anos de uma antiga fábrica de lanifícios da Covilhã. O conceito do anúncio procura transmitir "como algo que foi enorme no passado, passou pela fase de decadência, até fechar, se consegue reinventar e tornar um espaço dinâmico, vivo socialmente, culturalmente, artisticamente", resume o realizador em declarações à agência Lusa.
O ritmo e velocidade das imagens da serra da Estrela, dos elementos que moviam a indústria de lanifícios e do que dela pode renascer são envolvidos em planos que encaixam uns nos outros num movimento contínuo, numa cadência marcada pelo som de um violino, por ser "um instrumento de cordas", e adoptou-se uma "forma muito conceptual".
Telmo Martins, realizador e director criativo da Lobby Films and Advertising, a "produtora e boutique criativa portuguesa" responsável pelos filmes Alma de lã e A um palmo do céu, lembrou ainda que este é o mais importante prémio na área. Vencer pela segunda vez "indica que a Lobby continua no caminho certo e que a intuição e sensibilidade de ver a comunicação e o marketing turístico" são as mais indicadas, sublinhou. A produtora tinha ficado em primeiro lugar na mesma categoria em 2020 com o filme You only love once, criado para o VidaMar Resort Hotel Algarve, uma unidade hoteleira de cinco estrelas localizada junto à praia dos Salgados, no Algarve.
Na 35.ª edição da competição foram avaliados mais de três mil vídeos de 55 países por dez jurados dos maiores festivais do mundo que fazem parte do circuito. O Turismo da Suíça foi o grande vencedor da noite, ao conquistar a vitória em duas das categorias eleitas pelo júri: No Drama, na categoria Países; e No one upstages the Grand Tour of Switzerland, na categoria Produtos Turísticos. As restantes categorias foram conquistadas pela série The Neverending Tourists, da Wesgro, agência de promoção turística, comércio e investimento de Cape Town (África do Sul), vencedora na categoria Regiões; e pelo filme Bielsko-Biała – a city always for people, promovido por aquela cidade polaca, premiada na categoria Cidades.