A quinta edição dos prémios Podes, dedicados aos podcasts portugueses, distinguiu o Azul – da secção do PÚBLICO dedicada ao ambiente, crise climática e sustentabilidade – como melhor podcast na categoria de Ciência, Tecnologia e Educação. O prémio de Podcast do Ano foi entregue ao Fumaça, um projecto de jornalismo independente.
O festival Podes decorreu no sábado, no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG), em Lisboa. Na cerimónia de entrega dos prémios, que encerrou o festival, foram anunciados os vencedores das 15 categorias a concurso. O podcast Azul, lançado em Maio de 2022, recebeu o prémio pela primeira vez, depois de ter sido nomeado na edição de 2022.
Dois outros podcasts do PÚBLICO estavam nomeados nesta edição dos prémios Podes: P24, na categoria de Política, Economia e Informação, e O Coração Ainda Bate, da autoria de Inês Meneses, na categoria Narrativa.
A lista completa de vencedores:
- Ciência, tecnologia e educação: Azul
- Narrativa: Dominó
- Entrevista: Ponto de Desencontro
- Lifestyle: Kológica
- Humor: Humor à primeira vista
- Rádio: 90 Segundos de Ciência
- Jogos e Passatempos: Geekices do Demo
- Desporto: Matraquilhos
- Política, economia e informação: Fumaça
- Cinema e televisão: Sala Azul
- Questões sociais: Fumaça
- Arte e cultura: Vale a Pena
- Prémio Vozes: Primeira Linha
- Prémio do Público: 2 em 1
- Podcast do Ano: Fumaça
Este foi o segundo ano em que os podcasts do PÚBLICO estiveram a concurso, depois de três anos em que o jornal foi co-organizador do festival. Em 2022, foram premiados os podcasts do PÚBLICO Noite Sangrenta, na categoria Narrativa, e In Vitro, na categoria Cinema e Televisão.