Prints for Gaza: fotógrafos unem-se para ajudar hospitais em colapso

A iniciativa Prints for Gaza reúne mais de uma centena de fotógrafos em torno de um objectivo comum: recolher fundos para ajudar os hospitais da Faixa de Gaza. A campanha termina a 21 de Dezembro.

"Water melon" ©Rafal Milach
Fotogaleria
"Water melon" ©Rafal Milach

Há, nos hospitais da Faixa de Gaza, cirurgias a decorrer sem anestesia, iluminadas por lanternas de telemóveis, realizadas por médicos que correm, a cada hora do dia, risco de vida. Os bombardeamentos israelitas são apenas um dos muitos desafios que médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar enfrentam desde o dia 7 de Outubro. Sem electricidade, sem água, sem combustível, sem renovação de mantimentos e com números crescente de feridos e pessoas em busca de um abrigo seguro a dar entrada, toda a ajuda que possa ser direccionada aos hospitais da Faixa de Gaza será, provavelmente, insuficiente para fazer face à situação de calamidade que enfrentam no presente.

Consciente desse facto, um conjunto de mais de cem fotógrafos de todo o mundo uniu-se em torno de um objectivo comum: recolher fundos e dirigi-los aos hospitais e organizações não-governamentais de saúde que prestam apoio (ou tentam fazê-lo) aos palestinianos na Faixa de Gaza. Como recolhem esses fundos? Vendendo fotografias.

Cada uma das mais de cem fotos que se encontram disponíveis para venda custa, ao comprador, 100€; o lucro que resulta dessa venda é dirigida à organização não-governamental Medical Aid for Palestinian (MAP), ao Hospital Al-Awda, através dos Médicos Sem Fronteiras, aos hospitais Beit Lahia e Al Shifa, todos localizados na zona norte da Faixa de Gaza, a mais afectada pelos bombardeamentos. Os dois últimos hospitais encontram-se já totalmente encerrados, sem capacidade para receber mais feridos, devido à falta de recursos básicos para a sua manutenção. Doentes oncológicos e renais, que necessitam de tratamento diário, vivem também um período crítico que pode determinar a sua morte prematura.

A venda online Prints for Gaza estará disponível até dia 21 de Dezembro. "A neutralidade das instalações médicas e dos campos de refugiados não tem sido respeitada", escreve a organização italiana Perimetro num comunicado dirigido ao P3. "Acreditamos que a emergência humanitária da Faixa de Gaza é a mais grave a ocorrer de momento. Comprem fotografia, ajudem as pessoas. Cessar-fogo, já."

"Heavens". Homem flutua numa piscina no 57º andar de um hotel, no distrito financeiro de Singapura
"Heavens". Homem flutua numa piscina no 57º andar de um hotel, no distrito financeiro de Singapura ©Gabriele Galimberti & Paolo Woods
"The Leap"
"The Leap" ©Ed Kashi
Untitled
Untitled ©Gabriele Galimberti
"When you will come home"
"When you will come home" ©guido gazzilli/ contrasto
"Nairobi"
"Nairobi" ©Alessandro Treves
"All or nothing"
"All or nothing" ©Maria Clara Macrì
"Breathe"
"Breathe" ©Alba Zari ?
"Bengasi, Libia, 2012"
"Bengasi, Libia, 2012" ©Delfino Sisto Legnani
"River Ob"
"River Ob" ©Davide Monteleone
"Lady’s Glove"
"Lady’s Glove" ©Francesco Nazardo
"SACRA"
"SACRA" ©Luca Santese
"The River"
"The River" ©Marta Bevacqua
"At Home"
"At Home" ©Nicolò Parsenziani
"Hemmis National park, Ladakh summer ’17"
"Hemmis National park, Ladakh summer ’17" ©Quentin de Briey
"THE MOMENT"
"THE MOMENT" ©Roberta Krasnig
"Alba"
"Alba" ©Settimio Benedusi