Partidos dividem-se sobre data escolhida por Marcelo para eleições antecipadas

Chega, IL e PCP defendem que as eleições devem ser realizadas mais cedo, ao passo que PSD e BE salientam que se deve dar condições aos partidos para concorrerem. Só o PAN concorda com aprovação do OE.

Foto
Quase todos os partidos criticam opção presidencial de assegurar aprovação do Orçamento do Estado Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
04:11

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A reacção dos partidos ao anúncio do Presidente da República de que irá convocar eleições antecipadas para 10 de Março, após a aprovação do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), não foi consensual — e foi, para alguns deles, um primeiro passo para a campanha eleitoral. Chega, IL e PCP defendem que as eleições devem ser realizadas mais cedo, sem a aprovação do Orçamento, ao passo que PSD e BE apoiam a decisão de Marcelo para dar tempo aos partidos de se prepararem. O PAN concorda com a necessidade de aprovar o OE2024 e o Livre preferiu destacar que as eleições não resolvem o problema de base: uma “crise de regime”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.