O sistema de ensino está “completamente fora do prazo de validade”

Continua a seguir-se um modelo de educação rigído, como se todos os alunos aprendessem da mesma forma. É tempo de mudar e terá de ser a sociedade civil a exigir essa mudança, defendem especialistas.

Foto
Vários oradores que participaram num debate sobre o futuro da educação defendem que o actual modelo de ensino deve ser alterado Adriano Miranda/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
04:57

Sugata Mitra traz uma fotografia com pernas de soldados, todos vestidos de igual, de camuflado e em passo coordenado, para ilustrar o que entende que se pretende com o modelo de ensino actual: um grupo de alunos muito parecidos, com quem quase se pode prever comportamentos e para os quais há quase a mesma resposta. "No passado, precisávamos de um sistema que produzisse pessoas idênticas. Isso era importante porque não tínhamos máquinas”, contextualizou a dada altura este cientista da computação e teórico educacional indiano. “Não precisamos disso agora, certo? O que queremos é que as pessoas sejam diferentes. É um sistema [de ensino] completamente fora do prazo de validade.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.