Quem são (e de onde vêm) os oito arguidos do caso que provocou a queda do Governo

O ministro Galamba e o presidente da APA são arguidos num caso de alegada corrupção nas negociações sobre o lítio e o hidrogénio com cinco detidos. O essencial dos seus percursos até à polémica.

Foto
Da esquerda para a direita, de cima para baixo: João Galamba, Nuno Lacasta, Afonso Salema, Vítor Escária, Rui de Oliveira Neves, Diogo Lacerda Machado, Nuno Mascarenhas e João Tiago Silveira DR
Ouça este artigo
00:00
04:51

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As atenções voltam-se esta quarta-feira, 8 de Novembro, para os cinco detidos no caso de alegada corrupção nas negociações sobre a exploração de lítio e hidrogénio, no dia em que começarão a ser presentes a juiz. Mas a teia envolve outros dois arguidos: um ministro do Governo de António Costa (ele próprio sob investigação num processo autónomo, o que culminou na sua demissão e numa nova crise política no país) e o presidente de uma das mais importantes instituições públicas — a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Quem são os oito arguidos e como chegaram até aqui?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.