Um Picasso de eleição num leilão para a retoma do mercado de arte
A colecção de Emily Fisher Landau, falecida em Março aos 102 anos, vai a leilão esta quarta e quinta. Inclui Femme à la monte, de Picasso, e poderá atingir entre 326 e 465 milhões de euros.
Aquele azar foi a maior sorte da sua vida. Estávamos em 1969 e, num assalto à sua casa em Nova Iorque, Emily Fisher Landau perde inúmeras peças de joalharia, prendas que o marido lhe oferecera ao longo dos anos. Perdeu uma colecção, ganhou outra. Landau, falecida em Março, aos 102, foi considerada uma das mais atentas, perspicazes e empenhadas coleccionadoras de arte americanas e tudo começou ali, na fortuna ganha com o seguro das jóias, que investiu em Picasso, Jasper Johns, Mondrian, Fernand Léger ou Andy Warhol. Esta quarta e quinta-feira, a sua colecção será leiloada na Sotheby’s de Nova Iorque. Acredita-se que possa atingir entre 375 e 500 milhões de dólares (entre 326 e 465 milhões de euros).
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.