Astrobióloga Zita Martins vai presidir a grupo de trabalho da Agência Espacial Europeia

A cientista Zita Martins já está envolvida em missões da Agência Espacial Europeia, como é o caso de uma missão que vai observar as atmosferas de 1000 planetas noutros sistemas solares.

Foto
Zita Martins é investigadora e professora no Instituto Superior Técnico, em Lisboa Rui Gaudêncio

A astrobióloga Zita Martins vai presidir a partir de Janeiro ao grupo de trabalho da Agência Espacial Europeia (ESA) para o aconselhamento sobre ciência e exploração do Sistema Solar, anunciou esta segunda-feira a instituição onde a cientista dá aulas.

O Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, assinala em comunicado que é a primeira vez que um português lidera o Grupo de Trabalho de Exploração do Sistema Solar (Solar System Exploration Working Group).

Zita Martins, professora no IST, vai ocupar o cargo até 2026, ao mesmo tempo que fará parte do Comité Consultivo de Ciência Espacial (Space Science Advisory Committee) da ESA.

A cientista já está envolvida nas missões da ESA que vão observar as atmosferas de 1000 planetas extrassolares (a missão Ariel) e recolher informação sobre um cometa que nunca se aproximou do Sol (a missão Comet Interceptor), ambas com lançamento previsto para 2029.