Protecção Civil com registo de 525 ocorrências. Dez distritos estão sob aviso vermelho
Segundo a Protecção Civil, 55% das ocorrências estão relacionadas com quedas de árvores. Há também registo de inundações, quedas de elementos de estruturas e limpezas de vias.
Dez distritos de Portugal continental vão estar este fim-de-semana sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 18h deste sábado e as 12h de domingo, devido à previsão de “ondas de noroeste com 7 a 9 metros, podendo atingir altura máxima de 15/16 metros”.
No domingo, Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso vermelho entre as 6h e as 12h, e Lisboa e Leiria entre as 00h e as 12h também devido à previsão de agitação marítima, ainda de acordo com a nota do IPMA.
Já em Vila Real foi emitido, esta madrugada, o aviso laranja até às 9h.
O IPMA emitiu também aviso laranja para a Costa Norte da Madeira e Porto Santo por causa da agitação marítima entre as 3h00 e 21h00 de domingo.
O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três (vermelho, laranja e amarelo).
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica".
Mau tempo já provocou 525 ocorrências
Mais de 500 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas entre as 00h e as 14h25 deste sábado pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, sobretudo relacionadas com quedas de árvores.
Fonte da Autoridade disse à agência Lusa que no total se verificaram 525 situações, 55% das quais motivadas por quedas de árvores, havendo também registo de inundações, quedas de elementos de estruturas e limpezas de vias.
Nos trabalhos, estiveram envolvidos 1652 operacionais e 668 veículos, de acordo com a mesma fonte.
Em Braga, quatro pessoas, três em Amares e uma em Barcelos, no distrito de Braga, ficaram desalojadas devido às inundações, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Cávado.
No mesmo distrito, em Vila Verde, uma quinta de eventos ficou inundada entre as 7h e as 12h devido ao aumento do caudal do rio Homem, disse à Lusa o responsável pelo equipamento, José Silva.