Da sala de aula para a rua, alunos em Leiria aprendem a ser mais autónomos e felizes

Aqui, as aulas são muitas vezes na rua. Os alunos da Escola Básica de Moita da Roda estão a descobrir o que gostam de fazer e aprendem a ser mais autónomos num modelo inspirado na Escola da Ponte.

Foto
Não são só as crianças que aprendem com a comunidade, os vizinhos também aprendem com os miúdos
Ouça este artigo
00:00
07:54

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Nesta quarta-feira, 1 de Novembro, assinala-se o Dia de Todos-os-Santos, e como é já tradição, muitas crianças pegam nos sacos e saem à rua em grupos para pedir o “Pão por Deus” ou o bolinho. A Moita da Roda, no concelho de Leiria, não é excepção. Mas este ano as actividades começaram um bocadinho mais cedo, tornando a festividade ainda mais especial. É que os alunos da Escola Básica e do Jardim-de-Infância de Moita da Roda não quiseram pedir a iguaria, quiseram fazê-la. Contudo, para isso, continuaram a contar com a mãozinha dos vizinhos, pedindo-lhes, não o produto final, mas os ingredientes para o fazer. Este contacto com a comunidade foi mais um numa estratégia educativa que foge ao habitual e que usa o exemplo da Escola da Ponte, de Santo Tirso, como farol.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.