Descobertos fósseis de lampreias enormes com 160 milhões de anos

Para surpresa dos cientistas, uma lampreia com 160 milhões de anos descoberta na China tem 60 centímetros de comprimento. Hoje, as seis espécies deste animal continuam ameaçadas em Portugal.

Foto
As lampreias jurássicas, encontradas na China, têm uma “boca” que se assemelha à das lampreias actuais, indicando que a sua alimentação carnívora já tem 160 milhões de anos Heming Zhang
Ouça este artigo
00:00
06:51

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Embora não seja época de lampreia – essa é só de Fevereiro a Abril –, não se pode dizer que este animal tenha desaparecido do mapa. No Norte da China, a descoberta de dois fósseis de antepassados da lampreia, um dos quais com 60 centímetros, surpreendeu os cientistas. O espanto está no tamanho e no facto de ter 160 milhões de anos, um dos mais antigos fósseis já encontrados de lampreia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.