“Estamos numa batalha para convencer as pessoas de que a democracia é o melhor sistema”

Martin Wolf, principal comentador económico do Financial Times, diz que, para sobreviver, o capitalismo democrático tem de ser “mais redistributivo” e apoiar o “emprego bem remunerado”.

Foto
"Há neste momento lutas muito significativas em países fundamentais para a democracia", sublinha Martin Wolf NUNO FERREIRA SANTOS
Ouça este artigo
00:00
15:35

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

  • Leituras, o site do PÚBLICO dedicado aos livros

Martin Wolf, o jornalista britânico que é um dos comentadores económicos mais influentes das últimas décadas, está preocupado com o futuro das democracias liberais e do capitalismo. No seu novo livro, A Crise do Capitalismo Democrático, explica como a insatisfação e o sentimento de perda gerados em alguns segmentos da população por tendências económicas, sociais e culturais das últimas décadas estão a criar as condições para a ascensão de políticos populistas e autocratas em algumas das maiores democracias mundiais. A derrota de Donald Trump nas últimas eleições, avisa na conversa que teve com o PÚBLICO na sua mais recente visita a Lisboa, pode ser apenas uma pequena inflexão no processo à escala mundial de declínio das democracias que dura há já 20 anos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.