Artistas Gabriela Albergaria e Katarzyna Pacholik premiadas no Drawing Room Lisboa
Após o anúncio dos prémios da Fundação Millenium BCP e da Viarco, o Prémio FLAD de Desenho, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, no valor de 20 mil euros, será conhecido este sábado.
As artistas Gabriela Albergaria e Katarzyna Pacholik, e ainda a Galeria das Salgadeiras, foram distinguidas com prémios da Fundação Millenium bcp na feira de arte contemporânea Drawing Room, especializada em desenho, cuja 6.ª edição termina este domingo na Sociedade Nacional das Belas Artes, em Lisboa.
O Prémio Projecto Artístico Destacado, com um valor de 2500 euros, foi entregue à artista portuguesa Gabriela Albergaria, representada pela Galeria Vera Cortês, que apresentou uma exposição a solo com trabalhos onde "interpreta os jardins como construções elaboradas, sistemas de representação e mecanismos descritivos usados para representar o mundo natural".
A artista polaca Katarzyna Pacholik, representada pela Galeria Silvestre, recebeu o Prémio Aquisição Fundação Millennium bcp – Talento Emergente, de 1600 euros, destinado a um autor com menos de 35 anos, sendo que a obra escolhida para representar esta artista passa a fazer parte do acervo do Millennium bcp.
Por fim, o Prémio Projecto Curatorial Galeria, no valor de 1.200 euros, atribuído à proposta curatorial de apresentação de uma galeria participante na feira, foi entregue à Galeria das Salgadeiras, sediada em Lisboa, um projecto concebido por Ana Matos, que reúne as obras dos artistas Rui Soares Costa e Rui Horta Pereira sob o conceito de labirinto.
Além dos vencedores destes três prémios promovidos pela Fundação Millennium bcp no âmbito da parceria com a Drawing Room, a organização da feira anunciou ainda que o Prémio Novo Talento Desenho – Viarco foi atribuído à artista espanhola Catalina Julve, cujo trabalho está em exposição no Foco Ilhas Baleares, com curadoria de João Silvério. A artista terá agora a oportunidade de realizar uma residência artística na fábrica de lápis portuguesa, em S. João da Madeira, complementada com uma estadia na Oliva Creative Factory, na mesma cidade.
O Prémio Aquisição Imprensa Nacional foi para os artistas Mafalda Santos, representada pela portuense Galeria Presença, e Rui Neiva, representado pela No-No Gallery, de Lisboa.
Este sábado será divulgado o Prémio FLAD de Desenho, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, no valor de 20 mil euros, atribuído a um dos dez artistas finalistas seleccionados.
Estes dez finalistas, seleccionados entre 200 candidatos, são António Poppe, Carla Filipe, Cristina Lamas, Dayana Lucas, Hugo Canoilas, Joanna Latka, Manuel Caldeira, Marco Franco, Paulo Brighent e Pedro Valdez Cardoso. As duas anteriores edições deste prémio distinguiram os artistas Pedro Tropa e Maria Capelo.
Esta edição da Drawing Room Lisboa conta com a presença de 23 galerias nacionais e internacionais, representando mais de 65 artistas.